Curso de Confeitaria – Inscreva-se na Graduação Técnica!
Ao longo do nosso conteúdo de hoje, reservamos informações interessantes sobre o curso de confeitaria disponibilizado pelo Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), instituição que possui os melhores professores da área para lhe ensinar a ser um grande confeiteiro.
Advertiser
No curso disponibilizado pelo Senac, os alunos aprendem a fazer as receitas clássicas e também novidades, tudo com o preparo estritamente profissional para que o aluno possa trabalhar em diferentes setores comerciais ou até mesmo abrir o seu próprio negócio.
Os alunos também recebem instruções de como desenvolver o seu negócio para que os produtos sejam atrativos e conquistem cada vez mais o apetite do público consumidor. Confira o nosso post completo e veja quais são os pré requisitos e métodos de inscrição para esse curso profissional.
Curso de Confeitaria – Inscrição
Para que você possa aprender a criar todas as delícias feitas na confeitaria, tais como bolos doces, mousses, tortas e conquistar o mercado de trabalho promissor dentro do Senac, você pode matricular-se no curso de confeiteiro. Ele está disponível em diferentes unidades em todo o território nacional.
Basicamente, são 300 horas de curso profissional em que você deve frequentar a instituição para capacitar-se adequadamente em um dos campos que mais crescem no setor gastronômico.
Os alunos que se matriculam no Senac aprendem a criar diferentes tipos de produtos de confeitaria, usando técnicas específicas com o auxílio de professores devidamente capacitados dentro desse setor. Tudo é feito dentro das regras de higiene e manipulação e segurança alimentar.
O valor de um curso como esse varia de R$293,33 A R$475,00, mas em ambos os casos é possível parcelar ou até mesmo obter bolsas de estudos se você se enquadrar nos requisitos do programa de gratuidade da instituição.
Antes mesmo de aprender como é feito o processo de inscrição neste curso, é necessário que você verifique primeiro se se adequa aos requisitos do Senac. São eles:
- O candidato ao curso de confeitaria deve ter no mínimo 16 anos;
- A escolaridade mínima exigida é que o candidato esteja cursando 2° ano do ensino médio;
- Para participar do curso, é necessário ter uma dolmã branca, calça comprida xadrez, avental de cintura, bandana branca e sapato de segurança;
- Nas aulas práticas, o aluno não pode fazer uso de acessórios como colares, amuletos, pulseiras ou fitas, brincos, relógio e anéis (inclusive alianças).
Depois de se certificar de estar de acordo com os requisitos, veja agora o passo a passo para a inscrição:
- Primeiro, acesse o site oficial pelo link: www.sp.senac.br
- A seguir, selecione seu estado e cidade;
- Na sequência, você deve consultar qual é a disponibilidade de vagas, e verificar os melhores dias e horários para estudar;
- Se houver uma vaga disponível, o candidato deverá clicar na barra verde ao lado escrito “compre este curso pela internet”
- Após isso, é só confirmar o e-mail;
- Também é preciso criar uma senha;
- Coloque no formulário o seu nome completo;
- Digite também o número do seu cpf;
- Inserir a data de nascimento;
- Escolha o método de pagamento e finalize a sua inscrição.
- Depois é só aguardar a confirmação da matrícula via e-mail.
Curso de Confeitaria – Todos os detalhes!
Depois de finalizado o curso, os alunos sairão devidamente capacitados para trabalhar no setor de confeitaria, podendo atuar em restaurantes, padarias, hotéis, bares, confeitarias, escolas, buffets, empresas de indústria alimentícia em geral, etc.
De modo geral, o curso vai abordar os seguintes temas:
- Tema 1 – Compras e estocagem;
- Tema 2 – Boas práticas e ambientação em confeitaria;
- Tema 3 – Confeitaria básica;
- Tema 4 – Confeitaria clássica;
- Tema 5 – Chocolate;
- Tema 6 – Pasta americana e pastilhagem;
- Tema 7 – Percentual de padeiro;
- Tema 8 – Padaria básica;
- Tema 9 – Práticas de confeitaria;
- Tema 10 – Projeto integrador: buffet de sobremesas;
- Tema 11 – Produzir sobremesas clássicas e internacionais;
- Tema 12 – Preparar confeitos e pastas a base de açúcar;
- Tema 13 – Preparar produções geladas;
Conteúdo programático do curso de confeitaria
Segundo dados concedidos pelo Sebrae, a área confeitaria é um dos mercados que mais crescem em todo o território nacional.
Isso se justifica porque os bolos, doces, biscoitos, caldas, compotas e recheios são atrativos que agradam pessoas de todas as classes econômicas, portanto, tem um público consumidor expressivo.
Esse campo de atuação abarca receitas tradicionais e também inovadoras, indo do brigadeiro tradicional aos mais clássicos. Inclusive, além de atuar em outras empresas, é possível abrir seu próprio negócio.
A expectativa do setor de confeitaria para os próximos anos é que o setor apresente um crescimento, principalmente com a expansão das padarias. Tendo um diploma como confeiteiro, essa será uma ótima oportunidade de trabalho para gerar renda em um ambiente repleto de vistas, aromas e muita diversão.
Tá esperando o que? Matricule-se no curso profissionalizante de confeitaria do Senac e mude de vida! Se você gostou do nosso conteúdo de hoje, não se esqueça de deixar um comentário para dizer o que pensa e se deseja matricular-se, basta seguir as orientações do nosso passo a passo.